quarta-feira, 27 de abril de 2016

Mulher australiana é vítima de novo golpe de romance envolvendo bens roubados


By Sarah Taillier

A group of items on a table including t-shirts in plastic bags, shoes, bags and a watch.
FOTO: A polícia apreendeu alguns dos bens adquiridos no golpe do
romance (ABC News: Sarah Taillier)
Um novo tipo de golpe de romance está surgindo na Austrália Ocidental, onde as pessoas estão sendo usados ​​como mulas para recebimento de bens roubados.
O esquema foi identificado depois que uma mulher denunciou ter sido usada para remessa de diversos bens pelo "namorado" que havia conhecido pela internet.
A mulher, que deseja ser chamada por Tracey, disse que enviou-lhe presentes no Dia dos Namorados e disse "todas as coisas certas".
Depois de estar em contato por cerca de um mês, Tracey foi convidado para receber pacotes em nome do homem, que afirmava estar vivendo em Sydney e trabalhando em Canberra. Ela foi orientada a enviar os pacotes para Bangkok.
"Eu abri todas as remessas quando recebi, apenas para me certificar que não havia mais nada nelas", disse Tracey.
Os pacotes, que geralmente continham artigos de vestuário e moda caros, aumentou até o ponto de Tracey estar recebendo uma média de um pacote por dia.
"Pedi-lhe para parar de enviar as remessas e ele nunca se importou com nada do que eu disse", disse ela.
Tracey, 49, percebeu que algo estava errado quando um documento de expedição mostrou  que alguns dos itens foram comprados por um cartão de crédito em seu nome.
"Nunca tive um cartão de crédito na minha vida ... foi quando eu pensei 'isso não está certo'", disse ela.
O Órgão de Defesa do Consumidor foi contactado e iniciou uma investigação. A Diretora Regional de Defesa do Consumidor, Danni Bloomfield disse que aparentemente os itens foram comprados usando cartões de crédito roubados. "Até então,os golpistas de romance, limitavam-se em pedir dinheiro às vítimas", disse ela.
" Os Scammers estão deixando de pedir dinheiro à vítima e encorajando-a a se tornar uma mula para enviar os itens roubados ao exterior porque os comerciantes on-line australianos eram menos propensos e mais cautelosos no envio de mercadorias para os endereços no exterior."
Muitas vezes, no momento em que um comerciante percebeu que tinha sido vítima de um cartão de crédito, os bens já estavam fora do país.
Tracey disse que se sente traída e sofre problemas de confiança depois do golpe.
"É assustador para qualquer um passar pelo que estou passando agora, então quero que todos saibam o que aconteceu", disse ela.

Leia reportagem original emhttp://www.abc.net.au

---------------------------------------------------------------

Ajude-nos a melhorar esse trabalho, votando na nossa pesquisa!!
As informações do blog ajudaram você? 
Responda clicando aqui (a enquete está no canto direito, acima do botão "Pesquisar no blog")

ATENÇÃO: Se o acesso for por Smartphone, vá até o final da página e clique em "Visualizar versão para web".