quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dicas do IC3 (Internet Crime Complaint Center) para prevenção ao crime virtual

Esquemas de crimes virtuais roubam milhões de dólares a cada ano em todo o mundo. O Internet Crime Complaint Center, também conhecido como IC3, é uma força-tarefa multi-agência composta pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), o Crime de Colarinho Branco Centro Nacional (NW3C), e a Secretaria de Assistência à Justiça (BJA) do governo americano. O propósito de IC3 é servir como uma central para receber, desenvolver e encaminhar queixas-crime sobre as ocorrências em virtude da rápida expansão do crime virtual. O IC3 dá as vítimas do cibercrime um mecanismo de comunicação conveniente e fácil de usar, que alerta as autoridades de suspeitas de violações criminais ou civis na internet.
O IC3 listou as seguintes as medidas preventivas que irão ajudar o internauta que faz transações pela Internet.


FRAUDE DO LEILÃO
  • Antes que você ofereça lance, entre em contato com o vendedor e tire todas as dúvidas que você tem.
  • Analise o feedback do vendedor.
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
  • Certifique-se das formas reembolso, troca, e as políticas de garantia.
  • Determine os custos de envio antes de comprar.
  • Desconfie se o vendedor só aceita transferências bancárias ou dinheiro.
  • Se um serviço de custódia é utilizado, certifique-se que é legítimo.
  • Considere segurar seu item.
  • Tenha cuidado com ofertas não solicitadas.
VERIFICAÇÃO DE CAIXA (cheque administrativo) falso
  • Inspecione verificação do caixa.
  • Verifique se o valor dos jogos selecionados em algarismos e por extenso.
  • Verifique se o número da conta não é brilhante na aparência.
  • Esteja atento que a assinatura da gaveta não é rastreado.
  • Os controles oficiais são geralmente perfurado em pelo menos um lado.
  • Inspecione o cheque de adições, exclusões ou outras alterações.
  • Contacte a instituição financeira em que o cheque foi emitido para garantir legitimidade.
  • Obtenha o número de telefone do banco a partir de uma fonte confiável, não a partir do próprio cheque.
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
FRAUDES COM CARTÃO DE CRÉDITO
  • Certifique-se de um site é seguro e respeitável antes de fornecer o seu número de cartão de crédito online.
  • Não confie em um site apenas porque ele diz ser seguro.
  • Se a compra de mercadorias, garantir que ele é de uma fonte respeitável.
  • Prontamente conciliar declarações de cartão de crédito para evitar cobranças indevidas.
  • Faça sua pesquisa para garantir a legitimidade do indivíduo ou empresa.
  • Cuidado ao fornecer informações de cartão de crédito quando solicitado através de e-mails não solicitados.
ELIMINAÇÃO DA DÍVIDA
  • Saiba com quem você está fazendo negócios - faça sua pesquisa.
  • Obtenha o nome, endereço e número de telefone da pessoa ou empresa.
  • Pesquise o indivíduo ou empresa para garantir que eles são autênticos.
  • Contacte o Better Business Bureau para determinar a legitimidade da empresa.
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
  • Certifique-se de compreender todos os termos e condições de qualquer acordo.
  • Desconfie de empresas que operam a partir de caixas postais ou maildrops.
  • Pergunte para outros clientes do indivíduo ou empresa e contactá-los.
  • Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é.
DHL / UPS
  • Cuidado com pessoas que utilizam o logotipo da DHL ou UPS em qualquer comunicação por correio electrónico.
  • Suspeite quando o pagamento é solicitado pela transferência de dinheiro antes de as mercadorias serão entregues.
  • Lembre-se que a DHL e UPS geralmente não se envolver diretamente na coleta de pagamento dos clientes.
  • Taxas associadas com transações DHL ou UPS são apenas para os custos de envio e nunca para outros custos associados com transações on-line.
  • Contato DHL ou UPS para confirmar a autenticidade das comunicações de e-mail recebido.
OPORTUNIDADES DE EMPREGO / NEGÓCIOS
  • Desconfie de alegações exageradas de eficácia do produto.
  • Seja cauteloso de reivindicações exageradas de possíveis receitas ou lucros.
  • Cuidado quando o dinheiro é necessário na frente para obter instruções ou produtos.
  • Seja desconfiado quando o anúncio de trabalho afirma "nenhuma experiência necessária".
  • Não informe o número dos seus documentos pessoais quando a primeira interação com o seu empregador.
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
  • Seja cauteloso ao responder a e-mails não solicitados para o trabalho em casa.
  • Pesquise a empresa para garantir que eles são autênticos.
  • Contacte o Better Business Bureau para determinar a legitimidade da empresa.
CUSTÓDIA SERVIÇOS online falsos
  • Sempre digite o endereço do sítio em vez de clicar em um link fornecido.
  • Um site legítimo será único e não duplica o trabalho de outras empresas.
  • Seja cauteloso quando um site solicita o pagamento a um "agente", em vez de uma entidade corporativa.
  • Suspeite de sites que só aceitam transferências bancárias ou e-moeda.
  • Seja vigilante com erros de ortografia, gramática, problemas ou informações inconsistentes.
  • Cuidado com os sites que têm taxas judiciais que são anormalmente baixo.
ROUBO DE IDENTIDADE
  • Certifique-se de sites são seguros antes de submeter o seu número de cartão de crédito.
  • Faça o seu dever de casa para garantir se o negócio ou site é legítimo.
  • Tente obter o endereço físico, em vez de uma caixa postal ou maildrop.
  • Nunca jogue fora cartão de crédito ou extratos bancários em forma utilizável.
  • Esteja ciente de contas perdidas que poderiam indicar a sua conta foi retomada.
  • Seja cauteloso de golpes que exigem que você forneça suas informações pessoais.
  • Nunca dê o seu número de cartão de crédito por telefone, a menos que você faça a chamada.
  • Monitore suas declarações de crédito mensal para qualquer atividade fraudulenta.
  • Comunique operações não autorizadas ao seu banco ou empresa de cartão de crédito o mais rápido possível.
  • Reveja uma cópia de seu relatório de crédito pelo menos uma vez por ano.
FRAUDE DE INVESTIMENTO
  • Se a "oportunidade" parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
  • Cuidado com promessas de fazer lucros rápidos.
  • Não invista em nada se você não entender o negócio.
  • Não acredite que uma empresa é legítima com base na "aparência" do site.
  • Não responda ofertas de invetimentos recebidos através de e-mail não solicitado.
  • Desconfie de investimentos que oferecem retornos elevados com pouco ou nenhum risco.
  • Independentemente verifique os termos de qualquer investimento que você pretende fazer.
  • Pesquise as partes envolvidas e a natureza do investimento.
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
  • Contacte o Better Business Bureau para determinar a legitimidade da empresa.
LOTERIAS
  • Se os ganhos de loteria parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
  • Seja desconfiado, se você não se lembra de entrar em um sorteio ou concurso.
  • Seja cauteloso, se você receber um telefonema dizendo que você é o vencedor de um sorteio.
  • Cuidado com as loterias que cobram uma taxa antes da entrega do seu prêmio.
  • Desconfie de demandas para enviar o dinheiro adicional para ser elegível para ganhos futuros.
  • É uma violação da lei federal jogar uma loteria estrangeira via e-mail ou telefone.
CARTA NIGERIANO OU "419"
  • Se a "oportunidade" parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
  • Não responda a e-mails pedindo informações bancárias pessoais.
  • Desconfie de indivíduos que representam a si mesmos como funcionários de governos estrangeiros.
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
  • Cuidado quando lhe pediram para ajudar na colocação de grandes somas de dinheiro em contas bancárias no exterior.
  • Não acredite em promessa de grandes somas de dinheiro para a sua cooperação.
  • Proteja suas informações de conta com cuidado.
  • Seja cauteloso quando houver cobrança de taxas adicionais ao promover uma transação.
PHISHING / SPOOFING
  • Suspeite de qualquer e-mail não solicitado solicitando informações pessoais.
  • Evite o preenchimento de formulários em mensagens de e-mail que solicitam informações pessoais.
  • Sempre comparar o link no e-mail para o link que você foi realmente direcionado.
  • Faça logon no site oficial, em vez de "ligar" para ele a partir de um e-mail não solicitado.
  • Contacte o negócio real que supostamente enviou o e-mail para verificar se o e-mail é genuíno.
PONZI / PIRÂMIDE
  • Se a "oportunidade" parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
  • Cuidado com promessas de fazer lucros rápidos.
  • Diligência na seleção de investimentos.
  • Seja vigilante em pesquisar com quem você escolhe para investir.
  • Certifique-se de compreender plenamente o investimento antes de investir.
  • Seja cauteloso quando você é obrigado a trazer investidores subseqüentes.
  • Independentemente verifique a legitimidade de qualquer investimento.
  • Cuidado com as referências dadas pelo promotor.
REEXPEDIÇÃO
  • Tome cuidado se você está convidado a enviar pacotes para um "escritório no exterior em casa."
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.
  • Ser suspeitoso se os estados individuais que seu país não vai permitir que os embarques comerciais directas dos Estados Unidos.
  • Desconfie se o "navio" para o endereço é sua, mas o nome do pacote não é.
  • Nunca forneça suas informações pessoais a estranhos em uma sala de chat.
  • Não aceitar pacotes que você não pediu.
  • Se você receber pacotes que você não pediu, recuse-os no momento da entrega ou contacte com a empresa onde o pacote partiu.
SPAM
  • Não abra spam. Exclua sem abri-lo.
  • Nunca responda a spam, pois isso irá confirmar ao remetente que é um endereço de e-mail "ao vivo".
  • Ter um endereço de e-mail principal e secundária - um para as pessoas que você conhece e um para todos os outros fins.
  • Evite dar o seu endereço de e-mail se você não sabe como ele será usado.
  • Nunca compre nada anunciado através de um e-mail não solicitado.
TERCEIRO RECEPTOR DE FUNDOS
  • Não concorde em aceitar links de pagamentos para leilões que você não postou.
  • Seja cauteloso quando o anúncio de trabalho afirma "nenhuma experiência necessária".
  • Seja cauteloso ao lidar com indivíduos fora do seu próprio país.

Se você foi vítima de golpe virtual denuncie aqui: IC3
Fonte: http://www.ic3.gov/default.aspx

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